Jardim secreto
Justificativa:
Desde o seu nascimento o ser humano nas suas relações sociais, expressa sentimentos e emoções, primeiramente com sua família e vai ampliando seu convívio social, aprendendo a ser generoso a partir de exemplos ao longo do seu convívio.
Objetivo geral:
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de generosidade e colaboração.
Objetivos específicos:
· Conhecer e identificar os diversos sentimentos
· Respeitar os sentimentos alheios
. Aprender o conceito de generosidade
Conteúdo:
Sentimentos , emoções e Generosidade
METODOLOGIA
Atividades:
Roda de conversa
Pintura com guache
Histórias
Dramatizar sentimentos
Colorir imagens de expressões
Painel coletivo
Recursos:
Guache
Colagem
Giz de cera
Livros infantis
Cd e DVD
Cartolinas
Jornal
Massinha de modelar
Rolo de papel higiênico
Pincel
Folha sulfite colorida
Será feita através de observação e registro de diálogos e construções individuais e coletivas
Avaliação; Participação, envolvimento, habilidade
a arvore generosa é uma fábula em preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender quando vira homem. No Brasil, a delicada narrativa criada por Silverstein foi traduzida pelo renomado escritor mineiro Fernando Sabino. Pautando-se pelo respeito aos leitores, a nova edição da Cosac Naify restabeleceu o formato original (e generoso) do livro. Para além das questões ecológicas, ele sugere um horizonte de cidadania e responsabilidade social em