jardim iporanga/esmeralda
1. HISTÓRICO:
O núcleo Jardim Iporanga constitui atualmente o que a Prefeitura da Cidade de São Paulo designa como “núcleo urbanizado”. Trata-se de um assentamento que circunscreve uma área de pouco mais que 150 mil m2, localizado no Distrito Cidade Dutra, na Subprefeitura da Capela do Socorro, na zona sul do município.
A ocupação da área teve início em 1972. O Jardim Iporanga é um assentamento contíguo ao Jardim Esmeralda, ambos ocupam uma área de propriedade municipal ao longo do Córrego Iporanga que é um afluente do Ribeirão das Pedras. A porção montante do córrego abriga a área denominada Jardim Iporanga, e na porção jusante encontra-se o Jardim Esmeralda.
A região integra assim a bacia de drenagem da margem direita da represa Guarapiranga, em área legal de Proteção dos Mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. Essa represa é responsável por parte do abastecimento metropolitano e o comprometimento da qualidade de suas águas acarreta o aumento dos custos de tratamento e, no limite, o próprio potencial de abastecimento da represa.
O histórico e as problemáticas ligadas à ocupação do Jardim Iporanga seguem um roteiro que pode ser designado como “clássico” das ocupações irregulares em áreas de proteção, não só em outras regiões da metrópole paulistana como de outras grandes cidades brasileiras: um mix de quadro legal baseado na lógica da proibição, falta de fiscalização por parte dos poderes constituídos, infraestrutura urbana insuficiente e indução da ocupação pela população de baixa renda decorrente dos baixos salários e da falta de outras alternativas habitacionais.
O núcleo Jardim Iporanga conta com 1.366 imóveis, é uma área inteiramente urbanizada, dotada de infraestrutura, obras estas realizadas no período de 2005 a 2007.
Dentre as obras realizadas destaca-se a recuperação das nascentes do Córrego Iporanga, inserida no Programa Mananciais e que constitui um caso exemplar de proteção e de conservação de recursos