Administração da qualidade e produtividade
1. ”Os países que teriam sucesso no mundo moderno, seriam aqueles que possuíssem altos níveis de produtividade”. (Adam Smith) Responda:
a) Você concorda com essa citação? Justifique sua resposta. (mínimo 3 linhas)
R: Sim concordo, pois se não tivesse um alto nível de produtividade, como uma mão de obra qualificada e especializada, novas tecnologias, aumentando a produção por operários e sua eficiência, dando mais lucros e rendimentos para as empresas. E com isso o aumento de competitividade e a concorrência entre as empresas.
b) Diferencie a produtividade clássica da produtividade estratégica. (6 linhas no mínimo)
R: A produtividade clássica consiste em obter maior volume produzido por operário, analisando operações industriais, evitando desperdícios, simplificando o trabalho, revisando ferramentas, visando assim aumentar a quantidade a ser produzida por hora de trabalho, sendo necessários especialistas em planejamento do trabalho. Essa produtividade é um método caro, pois envolvem um aumento de staff (cargos, departamentos, qualificações, etc.).
E a produtividade estratégica visa conseguir dos operários maior eficiência nos aspectos competitivos, como uma rápida introdução de novas tecnologias, rápido lançamento de um novo produto, rápida preparação de protótipos, uma mudança rápida de materiais e a entrega de produtos acabados. Dando mais liberdade aos funcionários, mais depende muito desse funcionário para que tenha uma consciência, disposição e capacidade para conseguir vantagens competitivas e resolver problemas.
2. Explique com suas palavras as três regiões de flexibilidade e produtividade.
R: Na região 1 vemos que a produtividade está numa escala elevada, utilizando um processo repetitivo, oferecendo um produto mais acessível, mais barato , produz em maior escala e sem opções de personaliza-los.
Na região 3 vemos que a produtividade é menor, mais a flexibilidade é maior, podendo escolher o produto do seu