Teste das chamas
A realização deste experimento, Teste de Chama, teve como objetivo a observação da cor da chama obtida pelo aquecimento de soluções ácidas (ou sais sólidos) de nitrato, sulfato de cobre, cloreto de sódio, iodeto de Potássio, cloreto de bário, cloreto de estrôncio, com as mudanças de níveis energéticos do átomo.
O teste envolveu a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão. Aplicou-se energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada solução, para explicar o princípio de que parte dos elétrons da última camada de valência absorvem a energia produzindo o que chamamos de estado excitado, passando para um nível de energia mais elevado, e emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através daobservação visual da chama.
Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai de seu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem definida (um quantum de energia). Ao retornar da órbita mais externa para outra mais interna, ou seja, ao seu estado fundamental, o elétron emite energia (devolvendo o quantum), na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação (daí o nome do fóton, que é dado para esse quantum de energia).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Coloque o ácido clorídrico em um tubo de ensaio. Sempre trabalhe com HCl concentrado em capela.
Acenda o bico de Bunsen e, com o auxílio da pinça de madeira, leve o fio de níquel-crômo ao fogo até que a chama não mude mais de cor.
Caso haja presença de cor na chama, mergulhe a ponta do fio no ácido clorídrico.
Passe a ponta do fio no cloreto de potássio, leve-o à chama e observe.
Limpe o fio mergulhando-o novamente no ácido clorídrico.
Repita o processo com os demais sais.
Podem-se usar outros sais que apresentem estes mesmos cátions, desde que não sejam tóxicos ou possam