JAR TEST
ACADEMICAS: ANA CRISTINA ZANDER
NORIANE ALMEIDA
DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DA ÁGUA (ALCALINIDADE) E APLICAÇÃO DO PROCEDIMENTO JAR-TEST
TOLEDO
2015
INTRODUCAO
A alcalinidade de uma determinada solução é a medida de sua capacidade de neutralizar ácidos, ou seja, espécies H+. Dessa forma, quanto maior for o pH desta solução, ou quanto maior for a concentração básica que apresenta, maior será a sua alcalinidade. “Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes na água e que atuam como tampão”.
A alcalinidade é devida principalmente à presença de bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos. Os compostos mais comuns são os seguintes: - hidróxidos de cálcio ou de magnésio; - carbonatos de cálcio ou de magnésio; - bicarbonatos de cálcio ou de magnésio; - bicarbonatos de sódio ou de potássio. Mesmo as águas com pH inferior a 7,0 (5,5 por exemplo), podem, e, em geral, apresentam alcalinidade, pois normalmente contém bicarbonatos.
Dependendo do pH da água, podem ser encontrados os seguintes compostos: - valores de pH acima de 9,4: hidróxidos e carbonatos (alcalinidade cáustica); - valores de pH entre 8,3 e 9,4: carbonatos e bicarbonatos; - valores de pH entre 4,4 e 8,3: apenas bicarbonatos. Na prática, a determinação de alcalinidade e verificação da sua forma se faz com ácido sulfúrico, como citado, e utilizando como indicadores fenolftaleína e metilorange, cujos pontos de viragem correspondem aos valores de pH de 8,3 e 4,9, respectivamente. Valores muito elevados de alcalinidade podem ser indesejáveis em uma água a ser utilizada para fins industriais, uma vez que podem ocasionar problemas de formação de depósitos e corrosão, de acordo com a utilização desta água.
Dureza de uma água é a soma das concentrações de cálcio e magnésio, expressas em termos de carbonato de cálcio, em miligramas por litro. O cálcio e magnésio estão presentes na água, principalmente nas seguintes formas: - bicarbonatos de cálcio