jar test
INTRODUÇÃO
Na aula prática realizamos o experimento para podermos identificar quais são os polos negativos e positivos das pilhas e qual é o agente redutor e oxidante, pois uma pilha eletroquímica é composta pelo anodo (eletrodo onde ocorre a oxidação) e pelo cátodo (eletrodo onde ocorre a redução).
MATERIAL E MÉTODOS
Dois recipientes rasos de plástico
Um papel
Duas moedas de cobre
Um multímetro
Solução de sulfato de cobre 1,0 mol/L
Solução de sulfato de cobre 0,1 mol/L
Solução de cloreto de potássio 0,1mol/L
Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L
Adicione seis gotas da solução de sulfato de cobre 1,0 mol/L no centro de um recipiente, e, no centro do outro, seis gotas da solução de sulfato de cobre 0,1 mol/L. Coloque um recipiente raso junto ao outro e coloque uma tira de papel de modo que cada ponta do papel fique em contato com uma solução, como uma ponte. Coloque uma moeda em cada centro dos recipientes e adicione a solução de cloreto de potássio no papel até que fique totalmente umedecido. Meça a diferença de potencial utilizando o multímetro, colocando cada pólo do aparelho em contato com uma moeda. Adicione três gotas da solução de hidróxido de sódio no centro onde foi adicionada a solução menos concentrada de sulfato de cobre. Meça a diferença de potencial entre as moedas e compare com o valor encontrado anteriormente.
RESULTADOS E DISCUSSÕES O experimento consiste em montar uma pilha de concentração iônica. As moedas, em contato com soluções de diferentes concentrações, tornam-se eletrodos com potenciais eletroquímicos diferentes. O eletrodo mergulhado na solução mais concentrada possui maior potencial de redução, pois esta solução apresentar um excesso de íons em relação à outra, sendo ele o catodo. O eletrodo mergulhado na solução menos concentrada possui menor potencial de redução, porque o equilíbrio é deslocado no sentido de formar mais cátions, ou seja, oxidação. Então, ele será o anodo. A