JADE
CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
LUIZA SILVA CINI
BELÉM/PA
MARÇO/ 2014
LUIZA SILVA CINI
CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Biomedicina da Escola Superior da Amazônia como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Técnicas Básicas de Laboratório, sob orientação do Mestre. (a) Mauro de Meira Leite.
BELÉM/ PARÁ
MARÇO/2014
1. INTRODUÇÃO
A qualidade da produção industrial depende, em grande parte, da exatidão das medidas empregadas em seus projetos e serviços. Com isso em mente, a SENAI-SP Editora lança Calibração de instrumentos de medição – Área mecânica dimensional como um importante recurso para o estudo e aprendizado dessa área tão essencial. Além da calibração de instrumentos de medição em si, outros aspectos envolvidos na sua realização são abrangidos, como por exemplo, a compreensão e implementação da avaliação e expressão da incerteza em seus resultados. Sendo uma obra atual e moderna, constitui um importante recurso didático e de pesquisa para alunos e professores da área tecnológica.
2. CONCEITO DE RASTREABILIDADE METROLOGICA Para se assegurar de que as medições realizadas por um instrumento tem a exatidão apropriada, uma organização deve ser capaz de demonstrar que os resultados obtidos por esse instrumentos de medição estão corretos e são controlados de forma adequada. A melhor forma de avaliar essa exatidão é comparar (calibrar) o instrumento de medição com um padrão mais exato, o qual, por sua vez, deve ser calibrado, por meio de comparação, com um pouco de exatidão ainda maior, e assim sucessivamente. A esse processo de relacionar o resultado de uma medição por meio de uma cadeia ininterrupta de calibrações, até um padrão nacional ou internacional, dá-se