Jacques
“O futebol não pode ser melhor do que a sociedade na qual se joga”, o futebol é um dos desportos mais mediáticos da atualidade, todas as redes socias vivem do rendimento do futebol e da maioria da sociedade aderente. Todos estes estão interligados, os “peregrinos” como diz o autor são adeptos que “dão a vida” por um clube ou seleção. E o futebol os futebolistas direção federações só aumentam o nível de exigência o nível de competitividade de modo a que estes adeptos fiquem mais frenéticos. Isto leva a que as rivalidades aumentam a ansia de ganhar e o mau perder aumentam exponencialmente, tanto pelos adeptos como futebolistas amadores ou profissionais, tudo isto leva a má conduta desportiva tirando todo o brilho ao desporto rei. Se uma sociedade mal trata autoridades fora e dentro do campo tanto como treinadores jogadores, esta conduta passa para dentro do campo e vai resultar com que os jogadores façam a mesma coisa. Dai que o futebol não é melhor que a sociedade envolvente.
Levando isto a um nível superior que é o das pessoas sem carácter nem escrúpulos que só pensam em ganhar mais e mais e levam os subornos às autoridades (árbitros) para que seja negligenciosos, influenciando diretamente um jogo. Se o arbitro aceita se o futebol è influenciado pelas pessoas exteriores, é só mais uma prova que o futebol não pode ser malhor do que a sociedade em que se insere. 2) Segundo o texto qual é o papel do espectador no futebol actual?
O papel de qualquer adepto apelante de um futebol melhor para todos, um futebol bonito e agradável que torna esta atividade um desporto rei a nível mundial. Deve ser apoiar o clube de forma honesta e grata tanto aos jogadores de suas equipas como de equipas adversárias ou autoridades porque todos eles trabalham com um único fim, tornar este desporto mais “limpo”. O fair play deve ser praticado e