Dificuldade de resolver problemas
INTRODUÇÃO
Como professoras do ensino fundamental I, particularmente de uma turma do 3º ano observamos que algumas crianças da turma tinham dificuldades na leitura e consequentemente na interpretação de situações – problemas.
Dessa forma, ficamos com curiosidade de procurar o porquê de esse fato ocorrer. Com nossas observações pudemos perceber que as crianças não conseguiam definir o que estava sendo pedido, ou seja, faziam apenas a leitura dos códigos, mas não chegavam a entender o que estava sendo proposto, consequentemente não conseguiam resolver as situações-problemas. Partindo dessa realidade nos preocupamos em compreender a seguinte questão: Por que crianças do 3º ano do ensino fundamental I sentem dificuldades na resolução de situações – problems?
Percebe-se que alunos sentem dificuldades na compreensão de textos escritos com linguagens matemáticas, dificultando a aprendizagem. Essa dificuldade de leitura pode ser uma das causas que chega a trazer falta de aprendizagem nas demais disciplinas.
O que se pode perceber na escola é que um dos fatores que merece ser investigado é a didática da professora das séries anteriores. Observamos que é uma prática constante em dias de avaliação a professora fazer a leitura da prova no lugar das crianças, impedindo-as a fazer suas próprias interpretações. Dessa maneira, a turma pode ficar “acostumada” com essa situação e não avançar no entendimento.
É notável que essas dificuldades surgem em identificar a operação que será usada para solucionar as situações propostas. A carência de leitura e interpretação das crianças nessas situações não é uma dificuldade somente relacionada à disciplina de matemática, mas também, uma dificuldade interdisciplinar.
Objetivo de nosso estudo é identificar métodos de ensino que ajudem ao professora na mediação de situações-problemas numa turma de 3º ano do ensino