Ivan Zurita - Presidente da Nestlé
A Nestlé conhece bem o Brasil e quase todos os brasileiros conhecem a Nestlé
O diretor-presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita, fala sobre a sua carreira, vida pessoal e situação da empresa no Brasil.
"A Nestlé Brasil tem o gosto do Brasil e boa parte dos brasileiros também têm o gosto da Nestlé. Outro princípio é não importar matéria prima. Somos os maiores compradores de produtos agrícolas no Brasil"
[entrevista concedida a Claudinê Gonçalves, swissinfo,São Paulo] Foto: Ivan Zurita, diretor-presidente da Nestlé do Brasil (foto: divulgação)
Com 25 fábricas e 15 mil funcionários, a Nestlé está no Brasil há 82 anos e vai ficar para sempre, segundo o brasileiro Ivan Zurita, diretor-presidente da Nestlé Brasil. Dentro do grupo Nestlé, a Nestlé Brasil tem atualmente o 2º maior volume de vendas, depois dos Estados Unidos, apesar da grave crise econômica-social que o Brasil ainda atravessa. A influência da Nestlé Brasil é tal que não há presidente da República, ministro ou governador que não conheça pessoalmente o diretor-presidente.
Quando a missão econômica suíça, composta de empresários e dirigida pelo ministro da economia, Joseph Deiss, chegou a Brasília, na manhã de 7 de setembro, Ivan Zurita estava assistindo ao desfile militar ao lado do presidente Lula e de um grupo de estudantes.
Avenida Zurita, Araras
A Nestlé havia organizado um concurso de frases cívicas nas escolas de todo o país e levou os vencedores para assistir ao desfile no palanque presidencial. Os empresários suíços acompanham o ministro da economia para estabelecer contatos diretos com os governos onde têm negócios. O ministro "abre as portas" para os empresários, o que é perfeitamente rotineiro e natural.
A Nestlé participa mas quase que ao contrário. Ela não "usa" a influência política do ministro mas explica aos empresários suíços sua experiência e as oportunidades de negócios no país.