Itm 2
Metalurgia adaptativa ou de transformação: É a parte da metalurgia que consiste da adaptação dos metais para o uso específico, dando-lhes características químicas, físicas e geométricas.
2) A etapa de Beneficiamento e Preparação dos Minerais – BPM, é de fundamental importância ao produto que se deseja extrair, hoje se deseja um produto com maior pureza, com ausência de ganga ou outros elementos no produto final. As operações que compõem o beneficiamento são: fragmentação do minério bruto, classificação do minério fragmentado, concentração do minério classificado e desaguamento.
Os minérios brutos, retirados da mineração dos depósitos minerais apresentam-se sob as formas de grandes blocos, sendo inconvenientes ao seu processamento. Assim sendo, a primeira operação de beneficiamento consiste na fragmentação desses blocos, reduzindo-os a partículas menores e com dimensões adequadas ao manuseio. Esse princípio também se aplica para minérios de baixa concentração. A fragmentação envolve a britagem e a moagem.
A classificação granulométrica dos minérios é efetuada pelos seguintes equipamentos: peneiras, tanques de decantação e hidrociclones.
Uma vez que a massa mineral adquire tamanho apropriado e tendo sido liberado da ganga, se procede a concentração do produto mineral de rejeito. A concentração pode ser: por densidade, eletrostático, magnético e por flotação (flutuação).
O desaguamento ou separação sólido-líquido visa fornecer um concentrado final, polpa, relativamente seco. Os métodos de desaguamento podem ser: sedimentação, filtragem e secagem térmica.
3) 4) Os processos pré-extrativos, ou de preparação, não isolam o metal de interesse, visam aumento e a