Opcoes e Operacoes
Instrutor: Predador
Aula 1
Introdução as Opções e Volatilidade
Na verdade as opções foram criadas para limitar risco. Por exemplo, o agricultor vendia sua safra para entrega num tempo futuro a um preço determinado. Por essa venda ele recebia um prêmio.
Dessa forma ele garantia um preço que possibilitaria ele continuar sua lavoura independente das flutuações do preço do milho. Se na data determinada o milho tivesse caído muito ele estava imune a esse risco. Se na data determinada o milho tivesse subido ele apenas deixa de ganhar (no caso preço atual – preço de venda + prêmio). Mas agindo dessa forma ele se livrava do pior risco que é não poder continuar a lavoura num caso de queda forte do milho.
Opções foram inventadas para controlar risco e amenizar os efeitos da volatilidade dos preços.
Embora possam e são muito utilizadas de forma especulativa devemos ter sempre em mente os objetivos originas das opções.
O que nos leva a pergunta: O que fazer com opções.
Devemos aprender utilizar opções para controle de riscos e diminuição da volatilidade dos preços.
Comprar uma opção representa adquirir um direito sobre o todo pagando o prêmio.
Adquirir o direito a um capital muito maior através de um custo muito menor comprando uma parte (prêmio da opção) e tendo posse sobre o todo (capital em ações).
Exemplo do fechamento de 12/05/2008
1.000 ações de Vale5 (55,25) custam 55.250
1.000 opções de Valef56 (para 34 dias) (3,15) 3.150
Com 5,7% do capital controlamos as 1.000 ações. Todavia ser o vencimento for abaixo de 55.60 perdermos o prêmio e só teremos lucro com o papel acima 58,75. Mesmo assim diminuímos o risco pois investimos apenas 5,7% do capital. E principalmente não temos exposição a alta volatilidade especialmente no caso de queda. Esse é o ponto de vista do comprador.
Vender: Representa uma obrigação sobre o todo:
Vender uma opção e receber pela venda uma parte (prêmio da opção) do que você tem do todo (do capital em ações) e defender PARTE