Resumo Livro Didatico
É um importante recurso para o acesso à cultura e o desenvolvimento da Educação. Em muitos lares brasileiros, ele é o primeiro livro, abrindo caminho para o hábito da leitura e o aprendizado.
Os livros didáticos retribuem ao instrumento de trabalho integrante do conhecimento escolar de professores e alunos, fazem parte do habitual escolar há pelo menos dois séculos. Trata-se de um objeto cultural, de possível identifica-lo, distinguir de outros livros. Preciso Lembrar que o livro didático é apenas um recurso e para que este possa realizar um papel essencial no processo educativo como um dos instrumentos de trabalho de professores e alunos, torna-se indispensável em todas as suas dimensões e complexidades. Importante sobressair que a distinção essencial do uso do livro didático reside na influencia constante do professor e a sua mediação entre o livro e o aluno. Não significa que o livro didático possa ser o único instrumento de uso do professor, mesmo sendo o livro didático, isto significa que ele possui o conteúdo que deve ser trabalhado durante o ano letivo, mas que o professor possa enriquecer as aulas ao fazer uso de técnicas que envolva o uso de outras ferramentas, como: revistas, jornais e até mesmo as informações contidas na internet, que utilizada de forma correta, é um instrumento que deve ser considerado, pois é uma técnica que muito chama a atenção dos alunos.
O livro didático tem os atributos necessários para o professor ministrar uma boa aula, desde que interprete o conteúdo com maestria. A partir do momento em que este for utilizado de forma correta, o ensino tende a ser mais bem aproveitado.
Ao trabalhar o livro didático o professor deve iniciar a leitura do mesmo com os alunos, fazendo pausas para explicar as informações mais relevantes. Portanto, cabe aos professores fazer uso do livro didático, mas sempre atento à necessidade de utilizar outras técnicas para facilitar a didática em sala de aula, como também procurando melhorar a