ITEC
INTRODUÇÃO 2
TENDINITe / tenossinovite 3
BURSITE / epicondilite 4
SINDROME DO TÚNEL DO CARPO / dedo em gatilho 5
SÍNDROME DO DESFILADEIRO TORÁCICO / sindrome do pronador redondo 6
MIALGIAS / TRATAMENTO / prevenção / formas de prevenção 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
LER -- LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS
Síndrome, quadros clínicos, patológicos, doenças que atacam os nervos, músculos e tendões, juntos ou separadamente. Como são resultados da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema ósseo muscular com a falta de tempo para sua recuperação, tem seu surgimento relacionado à condições de trabalho inadequadas. Tanto a utilização excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos (digitação por exemplo), como a permanência de determinados segmentos do corpo e em uma mesma posição por período prolongado, podem ocasionar a sobrecarga que permite o aparecimento das LER/DORT.
TENDINITE
Inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. Se caracteriza pela presença de dor e inchaço do tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho e tornozelo.
TENOSSINOVITE
É a inflamação do revestimento da bainha que circula um tendão (o cordão que une o músculo ao osso). Devido a inflamação da bainha, quando houver contração do músculo para movimentar os dedos, aparecerá sintoma de dor local e movimento das mãos não será bem realizado.
BURSITE
Inflamação da bolsa cheia de liquido (bursa) que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso. A doença pode ser aguda ou crônica.
EPICONDILITE
È uma doença conhecida como tênis elbow (cotovelo de tênis) e é causada pela inflamação das