Itau Unibanco
A história do Itaú começou em 1943, quando Alfredo Egydio de Souza Aranha constituiu o Banco Central de Crédito. Em janeiro de 1945, o Banco Central de Crédito abriu sua primeira agência em São Paulo. Ao final do primeiro ano, a instituição contava com três agências.
Em 1952, o nome foi alterado para Banco Federal de Crédito. Em 1961, o Banco Federal de Crédito adquiriu o Banco Paulista de Comércio. Em 1964, fundiu-se com o Banco Itaú. Com a fusão, surgiu o Banco Federal Itaú. Em 1966, o banco se fundiu com o Banco Sul-Americano do Brasil, passando a denominar-se Banco Federal Itaú Sul-Americano.
Em 1969, aconteceu nova fusão, dessa vez com o Banco da América. Em 1970, adquiriu o Banco Aliança. Em 1973, incorporou o Banco Português do Brasil, tornando-se o segundo banco por volume de depósitos no sistema bancário brasileiro. Ainda em 1973, o nome da instituição foi alterado para Banco Itaú.
Em setembro de 1974, o Itaú assumiu o controle acionário do Banco União Comercial. Em 1985, o Itaú incorporou o Banco Pinto Magalhães. Em 1994, Roberto Egydio Setúbal assumiu a presidência do Itaú no lugar de Carlos da Câmara Pestana. No ano seguinte, a instituição adquiriu o controle acionário do Banco Francês e Brasileiro.
Em 1997, durante a privatização dos bancos estaduais, o Itaú adquiriu o Banerj, ampliando sua atuação no mercado do Rio de Janeiro. No ano seguinte, assumiu o controle acionário do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). Também em 1998, comprou o Banco Del Buen Ayre, incorporado ao Itaú Argentina, atual Itaú Buen Ayre.
Em 2000, em novo leilão de privatização, o Banco Itaú adquiriu o Banco do Estado do Paraná (Banestado). Em 2001, a instituição ampliou seu crescimento ao comprar o Banco do Estado de Goiás (BEG). Em 2003, adquiriu o controle acionário do Banco Fiat.
Em maio de 2006, o Itaú adquiriu o controle do BankBoston no Brasil e do direito de exclusividade para adquirir as operações do BankBoston no Chile e no Uruguai e outros