Itapua
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Itapuã_(Salvador)
DATA: 12 JANEIRO 2012
Itapuã é um dos subdistritos de Salvador, na Bahia, no Brasil. Nele, está localizada a praia que lhe deu o nome, além de outras tantas bastante frequentadas pela população local e pelos turistas. O bairro ainda possui outras atrações, como a lagoa do Abaeté e o farol de Itapuã, além de vários hotéis de luxo e loteamentos das classes média e alta. "Itapuã" é um termo tupi que significa "pedra redonda"[1].
Localização
Distante do centro da cidade cerca de 25 quilômetros, Itapuã está situada após o bairro de Piatã, fazendo limite com o Bairro da Paz, São Cristóvão, Stella Maris e com o município de Lauro de Freitas.
História
Originalmente um povoado de pescadores, onde foi erguida a igreja de Nossa Senhora da Conceição - que, no sincretismo religioso, equivale a Iemanjá - objeto de culto e de festa que, originalmente, contava apenas com membros da comunidade local.
Na estrada que conduzia ao bairro, por volta da década de 1950, foi instalado um posto de combustível no qual o dono ergueu uma placa com o nome "Ford" estampado. Hoje, Placafor - ou Placaford - é o marco do limite inicial do bairro.
Praias e o Abaeté
Em Itapuã, estão algumas das praias mais concorridas da capital baiana, como a praia de Itapuã, a praia do Farol, a praia de Piatã etc.
A lagoa do Abaeté, hoje, centraliza um parque metropolitano de preservação, criado em 1993, sendo esta mais uma atração do bairro.
Hotelaria, lazer e loteamentos
Resorts luxuosos instalaram-se em Itapuã, como o hotel 4 Rodas, anteriormente Sofitel e agora Deville. A área é permeada por loteamentos luxuosos, resorts, além de um sem-número de restaurantes de comida típica.
Na velha Itapuã, entretanto, ainda viceja a vida como antigamente, com suas ruas estreitas, pequeno comércio, mercados, que sobrevivem concomitante à agitação dos finais de semana.
FONTE: