Análise do Bairro - Cartografia
CARTOGRAFIA URBANA
DERIVA DO BAIRO DE ITAPUÃ
SALVADOR – BA
MAIO 2014
CARTOGRAFIA URBANA
DERIVA DO BAIRRO DE ITAPUÃ
Relatório sobre a deriva realizada no bairro de Itapuã referente à disciplina de Cartografia Urbana, do curso de Arquitetura e Urbanismo
SALVADOR – BA
MAIO 2014
INTRODUÇÃOSair a Deriva é justamente a técnica do “andar sem rumo”, “sem destino certo” e o Jogo da Deriva tem como função explorar o sensorial que o bairro transmite. Esse Jogo de deriva propõe exatamente sair dos enclausurados muros dos condomínios e shoppings, e observar mais a vida cotidiana da cidade, os espaços urbanos e o exercício prático da psicogeografia.
O trabalho sugerido pela disciplina Cartografia Urbana nos propôs desenvolver um jogo e sair a deriva no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia. Através da relativa pesquisa de campo denominada deriva, fizemos varias análises com o intuito de criar cartografias urbanas, que pretendem mostrar as características do bairro escolhido.
OBJETIVO
Analisar os vários fatores sensoriais que influenciam na dinâmica da cidade e a vida das pessoas, e a partir daí desenvolver mapas cartográficos que representem bem essa realidade.
JUSTIFICATIVA
Essa é uma análise que nos proporcionará um maior conhecimento sobre o bairro de Itapuã, suas condições socioeconômicas, desenvolvimento espacial e suporte ambiental e infraestrutura. Através do estudo sensitivo do próprio bairro, analisamos o estado de conservação das calçadas, nível de sujeira nas ruas, a poluição sonora e outros aspectos em que a população é exposta diariamente. Esse estudo é muito importante para nós, futuros profissionais urbanistas, para aprender que nem só com fundamentos basal em mapas cartográficos se faz uma análise profunda socioespacial do bairro.
METODOLOGIA
Para a elaboração desse trabalho nossa equipe se baseou nos textos: Apologia da Deriva – Escritos Situacionistas da Cidade; e Corpos e Cenários Urbanos, ambos de Paola Bereinstein,