Materiais de construção
O uso dae madeira como carga em polímeros é uma área do conhecimento e da economia mundial que tem se desenvolvido intensamente nos últimos anos.
Este mercado também tem apresentado crescimento vigoroso nos últimos anos, 60% de crescimento anual nos EUA para aplicações ligadas á construção civil.
A utilização de materiais sólidos como a madeira para a produção de perfis complexos não é a melhor proposição em termos de custo/beneficio.
Aliado a isto existe o fato de que o custo da madeira, apesar de ainda pouco sentido no Brasil, tende a crescer no futuro, principalmente por conta de sua escassez crescente.
GOODMAN (1998) e PARDOS (1999) mencionam, inclusive, que o desenvolvimento de novas tecnologias de compósitos polímero/madeira serão vetores do crescimento do mercado de plásticos nos próximos anos.
Slide 2
Compósitos de polímero com madeira fazem parte de uma nova classe de materiais que combina os atributos favoráveis tanto da madeira quanto dos plásticos. No caso especifico do PVC, seus compósitos com madeira exibem atributos bastante favoráveis tais como facilidade de processamento em equipamentos disponíveis em nosso parque industrial, alem de características interessantes para aplicações na construção civil tais como resistência a umidade e a insetos, resistência ao inteperismo, baixa absorção de umidade, possibilidade de soldagem de perfis nos cantos (processo semelhante ao utilizado na montagem de esquadrias de PVC), alem da possibilidade de sofrer processos tipicamente utilizados na madeira como colagem, montagem por pregos ou parafusos auto-atarraxantes, pintura (se desejado somente), dentre outras.
Slide 3
O que foi avaliado¿
Compósitos PVC/madeira, entretanto, apresentam baixos valores de modulo de elasticidade na flexão, o que limita seu uso em aplicações estruturais, tais como vigas e colunas.
Isto se deve ao fato do PVC rígido, tal como a maioria dos polímeros orgânicos, apresentar baixo modulo de elasticidade em comparação