italia
A topografia do país é bastante acidentada, sendo o ponto mais elevado o Monte Branco, com 4.810 metros de altitude. Há dois vulcões no território italiano, o Monte Etna e o Monte Vesúvio. Existem vários tipos de climas na Itália, com destaque para o tipo continental, altitude e mediterrânico (com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos).
Há uma disparidade econômica dentro do território italiano, que é explicado pelo fato de o norte ser bastante desenvolvido industrialmente, enquanto o sul, bastante agrícola. O país importa cerca de 75% da energia consumida e uma elevada quantidade de matéria-prima. Os principais produtos de exportação italianos são: automóveis (Fiat, Aprilia, Ducati, Piaggio, Ferrari, Maserati, Lamborghini e Pegani), produtos químicos, petroquímicos, produtos elétricos, eletrodomésticos, tecnologia aeroespacial e de defesa, armas de fogo, moda e alimentos. Uma atividade de grande destaque para a economia italiana é o turismo, uma vez que o país possui o maior número de patrimônios mundiais da UNESCO. Esse fator faz com que o país seja um dos principais destinos turísticos do mundo, recebendo anualmente cerca de 37 milhões de turista.
Itália (em italiano: Italia), oficialmente República Italiana (em italiano: Repubblica Italiana), é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa (Europa meridional). Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes. Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano. Os