nada nenhum
MSL – EPH: O Raciocínio Recursivo
CAPÍTULO I
O RACIOCÍNIO RECURSIVO
-2-
MSL – EPH: O Raciocínio Recursivo
SECÇÃO 1
O CONCEITO DE RECURSÃO
Em relação ao problema da natureza dos objectos do raciocínio matemático, o ponto de vista finitista [ Grundlagen I, §2, c) ] defende, em oposição à concepção realista, que estes objectos são construções do sujeito cognitivo sem existência independente deste.
Em particular, a construção de um objecto M só é autorizada se for realizada a partir de um ou partes de um objecto já previamente construído N. Assim a construção de M é na verdade o processo da geração de M através de N.
Se M for uma função aritmética, então a definição construtivista de M será uma construção da função M a partir de funções já previamente construídas.
Nesta secção vamos identificar os princípios na base dos quais se pode proceder à construção de uma função aritmética a partir de funções já previamente construídas.
Definição 1.
[ Funções Iniciais ]
Chamam-se funções iniciais às seguintes funções:
i) A Função Zero
-3-
MSL – EPH: O Raciocínio Recursivo
(∀x) Z (x) = 0 ii) A Função Sucessor
(∀x) N (x) = x + 1 iii) A Função Identidade n (∀x1, ..., xn) U (x1, ..., xn) = xi . i Passamos agora à identificação das regras por meio das quais se pode construir funções a partir de funções já construídas, em particular a partir das Funções Iniciais da Definição 1.
Definição 2.
[ Regra da Substituição ]
Uma função aritmética f (x1, ..., xn) é construída por Substituição a partir da função g (y1, ..., ym) e da sucessão de funções h1 (x1, ..., xn), ..., hm (x1, ..., xn) se e somente se o seu valor é determinado pela equação f (x1, ..., xn) = g [ h1 (x1, ..., xn), ..., hm (x1, ..., xn)] .
Definição 3.
[ Regra da Recursão ]
Uma função aritmética f (x1,...,xn) é construída por Recursão a partir de funções aritméticas g e h se
-4-
MSL – EPH: O Raciocínio Recursivo
e