Israel e a questao palestina
Os cinco primeiros livros do antigo testamento - pentateuco.
De acordo com o pentateuco, o povo hebreu eram nômades e foram guiados até a palestina por Abraão, em uma promessa de Deus. Por volta do século XX a.C os hebreus foram para o Egito fugindo da fome e lá foram escravizados pelo Faraó. No século XV a.C conseguiram fugir do Egito guiados por Moisés e 40 anos depois conseguiram se estabelecer novamente na palestina.
Esse território se constitui entre a Ásia, África e a Europa, tornando-se muito vulnerável a ataques. Assim o povo hebreu foi se dispersando aos poucos, a cada ataque sofrido por algum império. As duas grandes diásporas foram em 586 a.C que foram expulsos para a babilônia e em 70 d.C depois de uma fracassada revolta contra os romanos deixando em cinzas o templos de Jerusalém sobrando só o muro das lamentações.
Um movimento dos judeus que tomou forma na década de 1880, chamado de sionismo tinha a ideia de recriar o estado judeu na palestina. ( já habitada pelos árabes ) " No ano de 1897, o escritor húngaro doutor em direito, Theodor Herzl, presidiu o 1º congresso sionista na cidade de Basiléia, na Suíça. Seu principal objetivo era o reconhecimento internacional que legitimasse o estabelecimento dos judeus na palestina".
As elites judaicas compraram terras na palestina, porém essas terras eram impróprias para a agricultura e carente de água completamente