Isop E Abop
Associação Brasileira de Orientadores Profissionais - ABOP
Orientação Profissional
Nome do aluno:
Gleise N. Domingues
Abril/2015.
Instituto de Seleção e Orientação Profissional - ISOP
Em 1937, na atual Escola Técnica Getúlio Vargas, foi criado um gabinete de psicotécnica dirigido por Mangi e posteriormente por Oswaldo de Barros Santos, autor de um livro sobre Orientação e Seleção Profissional. Em 1938, o Projeto de Lei criou o ISOP, Instituto de Seleção e Orientação Profissional do Rio de Janeiro, órgão da Fundação Getúlio Vargas, que foi inaugurado em 47, sobre a direção de Mira y Lopes, com o intuito de contribuir para o ajustamento entre o trabalhador e o trabalho, mediante estudo científico das aptidões e vocações. Seus objetivos eram o desenvolvimento de métodos e técnicas da Psicologia aplicada ao Trabalho e à Educação, o que foi feito principalmente através da adaptação e da validação de instrumentos psicológicos estrangeiros e da criação de instrumentos psicológicos brasileiros; o atendimento ao público, através dos serviços de seleção e orientação profissional; e a formação de novos especialistas. A partir de 1948 o ISOP passou a oferecer cursos de formação em Seleção e Orientação Profissional, e no ano seguinte, a publicar a Revista Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Esse Instituto foi referência para o desenvolvimento da psicologia no Brasil, e não apenas na seleção e orientação profissional.
Com a regulamentação do Psicologia enquanto profissão o ISOP teve o nome alterado para Instituto Superior de Pesquisa Psicológica; ampliou seu campo de interesses; parou de prestar atendimento ao público; e passou a realizar a formação de especialistas, docentes e pesquisadores em nível de pós-graduação.
Desenvolveu nos dez primeiros anos de seu funcionamento um trabalho voltado principalmente para a implantação de técnicas de seleção e orientação profissional, dando