Geometria
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
“GEOMETRIA”
GUILHERME KAUÃ LIMA SOUSA Nº 10 3º B
MARÇO/2015
Introdução:
Geometria
A Geometria está presente no mundo que nos rodeia, apesar de por vezes, não nos apercebermos da sua existência. Através de formas, desenhos e propriedades geométricas, a Geometria está cada vez mais acessível e presente no nosso dia-a-dia. Das civilizações mais antigas, podemos enunciar exemplos da arte chinesa, egípcia, céltica e portuguesa, e desta última destacamos os vitrais.
Na Natureza podemos encontrar as mais diversas formas geométricas: desde, por exemplo, os anéis de Saturno aos cristais de quartzo, ou mesmo nos favos de mel de uma colmeia, e ainda numa simples teia de aranha ou numa concha do Nautilus.
Sólidos Geométricos
Os sólidos geométricos são volumes que têm no sua constituição figuras geométricas e podem ser poliedros, se só tiverem superfícies planas, ou não poliedros , se tiverem superfícies planas e curvas.
No dia a dia encontramos objetos que se parecem com sólidos geométricos:
A bola, que se parece uma esfera; o dado, que se parece um cubo; o autocarro, que se parece um paralelepípedo, a lata de refrigerante, que parece um cilindro.
Polígonos e não polígonos:
A palavra Polígono é oriunda do grego e significa:
Polígono = Poli (muitos) + gono (ângulos)
Matematicamente denominamos polígonos como sendo uma superfície plana limitada por uma linha poligonal fechada. Linha poligonal é uma linha que é formada apenas por segmentos de reta. Os polígonos precisam ser figuras fechadas. O número de lados de um polígono coincide com o número de ângulos.
Observe:
Os polígonos possuem os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos e diagonais. Dos elementos citados vamos dar ênfase no significado de diagonais e como calcular o número de diagonais de um polígono qualquer.
Não polígonos:
São as figuras limitadas só por uma