Isolamento de microrganismos
MICROBIOLOGIA GERAL – BP001
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CURITIBA
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
MICROBIOLOGIA GERAL – BP001
ISOLAMENTO DE MICROORGANISMOS DE PLANTAS
CURITIBA
2014
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Imagem 1: amostras depositadas na placa de ágar simples..................................3
Imagem 2: placa com as amostras após semana de incubação............................4
sumário
1.
1. INTRODUÇÃO
As interações entre plantas e outros organismos já é conhecida e estudada há tempos. Dentro dessa área podem-se enfatizar as relações entre microrganismos, como fungos e bactérias, e esses seres vivos. Associações desse tipo subdividem-se em endofíticas, caracterizando microrganismos que vivem no interior dos vegetais e não causam-lhes danos aparentes, e epifíticas, denominando aqueles que habitam na superfície de órgãos e tecidos das plantas. (MELO, Itamar Soares de; 2014)
Com a comprovação da existência da microbiota endofitica e epifítica, os estudos na área entraram em fase de aprofundamento e já trazem resultados significativos sobre seu uso como controle biológico de enfermidades, no auxílio de crescimento de vegetais e até como biorremediador em áreas poluídas. (LACAVA, Paulo Teixeira; et al; 2005)
2. OBJETIVO DO EXPERIMENTO
O objetivo do experimento é isolar organismos epifíticos e endofíticos de folhas aparentemente lesionadas retiradas de plantas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS:
Foi escolhida uma amostra de folhas retiradas de plantas aleatórias, presentes nos arredores do Setor de Ciências Biológicas da UFPR¹, e nesta amostra foram procuradas lesões e possíveis sinais de doenças em sua superfície. Após a identificação de áreas lesionadas, as