enxofre
Aplicações: Fertilizantes, fogos de artifício, fósforos de segurança, inseticidas, explosivos, borracha, entre outros...
Extração do enxofre: É usado para a extração do enxofre o método Frasch que consiste em cavar poços, introduzindo-se nas rochas sedimentares três tubos concêntricos. Pelo tubo externo é injetada água superaquecida, destinada a fundir o enxofre em seu depósito subterrâneo; no tubo de menor diâmetro injeta-se ar sobre forte pressão para forçar o enxofre líquido a subir à superfície, através da tubulação intermediária.
Enxofre e Saúde: O enxofre está presente no nosso corpo e nos demais seres vivos. Ele tem como principais funções ser constituinte dos aminoácidos cistina, cisteína e metioneina, presente na queratina da pele e pelos, na insulina, atua nas reações de oxidação-redução.
As principais fontes de enxofre em nossa alimentação está nas carnes, peixes, aves, ovos, leite, queijos, legumes, castanhas. Ciclo do enxofre:
2. Processo pelo qual o enxofre é transformado pelos seres vivos como animais, plantas e outros processos químicos. Compreende basicamente 6 etapas.
1) As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos
2) Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio é substitui o oxigênio na composição dos sulfatos. 3) Os seres vivos se alimentam das plantas. 4) Microrganismos decompõe os aminoácidos que contém enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio.
5) O enxofre é extraído do sulfeto por bactéria se microrganismos. 6) E os sulfatos são produzidos pela ação de microrganismos na combinação do enxofre e oxigênio.
Bibliografia