Isoctano
Isoctano
Nome IUPAC: 2,2,4- Trimetilpentano
Fórmula molecular: C8H18
Massa molar: 114.22 g/mol
Densidade: 0.688 g/ml
Ponto de fusão: −107.38 °C
Ponto de ebulição: 99.3 °C
O isoctano (fórmula molecular: 2,2,4-trimetilpentano) é um hidrocarboneto, alcano, saturado, acíclico e ramificado, ele é considerado melhor exemplo da gasolina, porque entra em combustão completa, estando em presença de atmosfera rica em oxigênio.
Octanagem
O número de octano de um combustível representa a porcentagem de isoctano (C8H18 ) e de heptano (C7 H16) que ele contém. Já o índice de octano mede a resistência de um combustível ao se auto inflamar, quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação, é o fenômeno denominado de autodetonância.
De acordo com alguns estudos, foi estabelecida uma escala para medir a tendência da detonação de uma gasolina. Nessa escala, atribui-se ao isoctano (que detona apenas a compressões elevadas) o índice 100; ao n-heptano (que detona a compreensão muito baixa) foi atribuído o índice zero. Então uma gasolina com índice de octano 80 possui as mesmas características de detonação que uma mistura de 80% de isoctano e 20% de n-heptano.
A compressão que a mistura gasolina-ar suporta no motor é proporcional ao índice de octanagem. O mais importante dos aditivos que aumentam a octanagem da gasolina é o chumbo tetra-etila [Pb(C2H5) ], mas ele causa sério impacto ambiental, seu uso portanto está proibido.
A relação dos compostos orgânicos com à octanagem obedece às seguintes regras:
-alcenos têm índice de octano maior que alcanos correspondentes;
-hidrocarbonetos aromáticos têm índice de octano muito alto;
-alcanos