Petróleo
- O Petróleo é um líquido viscoso, não-solúvel em água e menos denso que a água
- É encontrado em jazidas no subsolo da crosta terrestre, de onde é retirado através de perfurações que atingem o poço petrolífero
- É extraído por bombeamento da jazida até a superfície. Quando perfurado, o poço jorra espontaneamente, devido à grande pressão dos gases do petróleo. Entretanto, quando a pressão se iguala à da atmosfera, é preciso retirá-lo com o auxílio das máquinas, obtendo-se uma mistura chamada de petróleo bruto, constituída por petróleo, água salgada, areia e argila.
Métodos de separação
Purificação do petróleo bruto
- O petróleo bruto é submetido a vários processos mecânicos de purificação, para, em seguida, por destilação fracionada, obterem-se seus vários derivados.
- Os processos mais importantes de purificação são: a decantação (na qual se separa da mistura a água salgada) e a filtração (na qual se separam da mistura a areia e a argila, obtendo-se o petróleo “puro”)
Fracionamento do petróleo purificado
- Por ser uma mistura de compostos, principalmente de hidrocarbonetos é necessário usar a destilação fracionada, obtendo assim as suas várias frações.
A destilação fracionada se baseia na diferença das faixas das temperaturas de ebulição das frações do petróleo. Para tal, utiliza-se uma torre de destilação com uma fornalha na parte inferior, onde o combustível é aquecido. A torre possui até 50 pratos ou bandejas, sendo que cada uma apresenta uma temperatura diferente que vai diminuindo à medida que a altura aumenta. Quando o petróleo é aquecido na fornalha, seus componentes vão passando para o estado gasoso, sendo que os mais pesados (de maior massa molar) não sobem, mas ficam líquidos na parte inferior e são separados. As demais frações no estado gasoso sobem pela torre, e quando uma dessas frações atinge uma bandeja com uma temperatura menor que seu ponto de