Faculdade
O objetivo do experimento é analisar amostras de gasolina de diferentes procedencias e verificar o teor de etanol na mistura comparando-os ao teor estabelecido por lei. Assim é possível observar se alguma amostra encontra-se fora dos padrões, ou seja, foi adulterada.
2. INTRODUÇÃO
2.1 CLASSIFICAÇÃO E QUALIDADE DA GASOLINA
A gasolina é um produto originado do petróleo bruto, e tem em sua composição uma mistura de hidrocarbonetos. É obtida por intermédio de varios processos, dentre eles a destilação.
2.1.1 ÍNDICE DE OCTANO
O número de octanos de um combustivel representa o percentual de isoctano (C8H18) e o de heptano (C7H16) contidos nele.
O índice de octano ou octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação, ou sua capacidade de resistir ás exigências do motor sem entrar em auto-ignição antes do momento programado. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo. Atualmente no comércio brasileiro encontra-se inumeros tipos de gasolinas, dentre eles estão: A de tipo A ( a gasolina amarela com 73 – octanas), tipo B ( a gasolina azul com 82 – octanas), tipo C ( a gasolina +álcool com 76 octanas), e a gasolina VERDE cujo o (NO)número de octanagem é de 110 – 130. A gasolina de tipo verde só é empregada em aéronaves. Em alguns casos o (NO) de um combustível pode ser aumentado adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante.
Octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto 1 (tais como gasolina, álcool, GNV e GPL Auto). O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano1 . Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. Entretanto, são possíveis valores superiores a 100 para a octanagem; uma