teste de chama
PROCEDIMENTO
Colocou-se uma pequena quantidade da solução de HCl dentro de um béquer para que pudesse ser feita a limpeza do fio de platina.
O fio de patina foi mergulhado na solução de HCl e levado a chama do bico de Bunsen para ser retiradas as impurezas nele contidas.
Em seguida, com a ajuda de uma espátula, foram coletados em quatro vidros de relógio os seguintes sais SrCl, NaCl, KI e Pb(NO2)3.
Na sequência, mergulhou-se o fio de platina no vidro de relógio contendo o SnCl para que o sal aderisse ao fio e submetido ao aquecimento na chama do bico de Bunsen. Logo após foi efetuada a limpeza do fio de platina, mergulhando-o na solução de HCl e levando o em seguida a chama.
Este procedimento foi repetido com todos os demais sais, observando-se a coloração da chama emitida por cada um dos sais testados.
A primeira amostra analisada foi o cloreto de sódio que emitiu a coloração amarela, como afirma Vogel (1986) essa coloração é característica do elemento sódio, apresenta baixa energia de ionização igual a 497,5 kj mol -1, quando o elétron e irradiado pela luz a energia absorvida excita-o para um nível de energia superior. O elétron retorna ao nível inicial liberando energia. 6...Ressalta-se que, através do teste de chama pode-se comprovar a origem das cores e associá-las com a presença de metais nos sais testados