Gasolina
Gasolina é um combustível fóssil produzido a partir do petróleo composto por hidrocarbonetos. Os compostos principais da fração gasolina são alcanos (ou parafinas) normais e alcanos ramificados, que possuem de 5 a 10 átomos de carbono.
Alcanos são moléculas formadas apenas por C e H, ligações exclusivamente saturadas e são sempre cadeias homogêneas.
Homogêneos: possuem cadeia sequencial de carbono não dividida por heteroátomos
A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais e oxigênio.
Esse combustível é um líquido volátil e inflamável, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.
Gasolina comum: A brasileira possui cerca de 25% de etanol em sua composição. Não possui corantes ou aditivos.
Gasolina aditivada: possui aditivos que evitam a formação das chamadas gomas e protege o filtro e as tubulações do veículo. Também mantém os bicos injetores limpos.
Dentre os aditivos, pode se citar algumas funções:
1. Inibidor de corrosão: agente que protege as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;
2. Detergente: reduz os depósitos no sistema de injeção e no motor de forma a melhorar a combustão;
3. Agente veículo (solvente sintético): é muito estável a altas temperaturas, por isso provoca resíduos minúsculos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor;
4. Desmulsificante: esse aditivo promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante.
Gasolina pódium: É a melhor gasolina do mercado. Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).
Por que é adicionado etanol à gasolina brasileira?
É usado o álcool anidro (sem água) ou o etanol (C2H5OH),