Iso e SGQ
É a estrutura, as responsabilidades, os procedimentos, os processos e os recursos da organização necessários para implementar a GQ para atingir os objetivos estabelecidos na Política da Qualidade.
SGQ - Um sistema de qualidade é como um ser vivo.
-Manutenção permanente
- Adaptação
-Responsabilidade
-Comprometimento
"Todo sistema complexo tende ao caos" Teoria do Caos
É um mecanismo que coordena e controla as atividades necessárias para atingir a qualidade requerida de um produto ou serviço. Envolve todo elemento de uma organização que direta ou indiretamente afeta o fornecimento de um produto ou serviço.
Um bom sistema utiliza um modelo, uma metodologia, tem objetivos claros, os quais descrevem autoridades e responsabilidades. Tem investimentos em pessoas e tecnologia, além do apoio da alta administração.
Esse sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados, formando um processo que envolve entradas, processamento e saídas.
SGQ requer políticas e documentos, os quais devem estar escritos por meio de manuais,além dos registros e evolução histórica.
SGQ devem ser auditadas, a fim de se avaliar o grau de implementação, apontando falhas, entre outras inconsistências para que possam ser trabalhadas (ferramentas).
Recurso humano é o principal fator para o seu alcance.
-Condições de trabalho
-Treinamento
-Choques culturais (conflitos)
O SGQ requer que as informações estejam disponíveis em tempo hábil e que as mesmas sejam disseminadas retroalimentados por meio dos sistemas de informações.
SGQ deve ser construído com base nos objetivos de negócios (plano de negócios) e um conformidade com as normas e metodologias.
Mapeie a norma ou metodologia para o seu SGQ, mas não construa-o ao redor da norma (melhores práticas são trilhas e não trilhos).
Os principais pontos sensíveis são:
-Choques culturais devido ao trabalho intenso.
-Documentos disponíveis.
-Métricas de desempenho do processo.
-Clara