Iso e iso 9000
Sobre a ISO:
ISO (International Organization for Standardization) é maior desenvolvedora e editora de Normas Internacionais do mundo.
ISO é uma rede de institutos nacionais de normas de 162 países, um membro por país, com um Secretariado Central em Genebra, na Suíça, que coordena o sistema.
ISO é uma organização não-governamental que faz uma ponte entre os setores públicos e privados. Por um lado, muitos dos seus institutos membros fazem parte da estrutura governamental de seus países, ou são controlados por seus governos. Por outro lado, outros membros têm suas raízes exclusivamente no setor privado, tendo sido criados por parcerias nacionais das associações da indústria.
Portanto, ISO permite a um consenso a ser alcançado em soluções que atendam às necessidades dos negócios e as necessidades mais amplas da sociedade.
Nome ISO:
Porque a "International Organization for Standardization" teria diferentes siglas em diferentes idiomas ("IOS" em Inglês, "OIN" em francês para Organização de Normalização Internacional), seus fundadores decidiram dar-lhe também um resumo, nome de todos os fins. Eles escolheram "ISO”, derivado do grego isos, que significa "igual”. Seja qual for o país, seja qual for a língua, a forma abreviada do nome da organização é sempre ISO.
Por que normas?
Padrões de dar um contributo enorme e positivo para a maioria dos aspectos das nossas vidas.
Padrões de garantir as características desejáveis dos produtos e serviços, tais como qualidade ambiental, simpatia, segurança, confiabilidade, eficiência e intercambiabilidade – e a um custo econômico.
Quando os produtos e serviços atendam às nossas expectativas, tendemos a tomar este para concedido e não ter consciência do papel das normas. No entanto, quando os padrões estão ausentes, logo aviso prévio. Logo cuidado quando os produtos acabam por ser de má qualidade, não se encaixam, são incompatíveis com equipamentos que já temos, não são confiáveis ou perigosos.
Quando os