Iso 9000
ISO 9000
- Alguns conceitos de qualidade:
“ Não sei ao certo o que é qualidade, mas eu a reconheço quando a vejo”
“ O produto possui algo que lhe agrega valor, que os outros similares não possuem”
“ É fazer a coisa certa da primeira vez”
“ É a conformidade às especificações e aos requisitos, alem de não haver nenhum defeito”
[pic] Como já vimos anteriormente, após a segunda guerra mundial, houve um avanço tecnológico muito grande: aumento de produção e aumento de funcionários. Com isso os problemas com a garantia da qualidade aumentaram consideravelmente. A resposta para este problema foi a padronização dos produtos e uma evolução do controle de qualidade.
Os primeiros passos foram a implantação de sistemas de controle estatístico do processo baseados em inspeção por amostragem e gráficos de controle.
Mas estes programas não garantiram a qualidade dos produtos, sendo assim, chegou-se ao ponto em que se torna necessário nos dias atuais, que as empresas adotem um sistema de gestão de qualidade, pois a empresa que atua sob um sistema deste tipo fornece aos seus clientes uma evidencia tangível da sua preocupação com a qualidade, principalmente no que diz respeito em manter a qualidade alcançada.
Entretanto, com as tendências de globalização da economia (queda de barreiras alfandegárias: Mercosul, NAFTA, etc), torna-se necessário que clientes e fornecedores, a nível mundial usem o mesmo vocabulário no que diz respeito aos sistemas de qualidade. Caso contrário ocorreriam problemas do tipo: uma empresa fornecedora do México possui um tipo de gestão de qualidade próprio que, além disso, utiliza um vocabulário diferente do utilizado pela possível empresa compradora inglesa que tem conhecimento somente das normas de gestão da qualidade britânicas BS5750.
Para evitar conflitos desta natureza, foram emitidas as normas ISO , normas