Direito
“Tenho feito um esforço contínuo para não ridicularizar, não lamentar, não desprezar as ações humanas, mas para entendê-las”.
(Baruch Spinoza).
“Posso não concordar com nenhuma das vossas palavras, mas defenderei até a morte o vosso direito de enunciá-las”.
(Voltaire).
“Toda convicção é uma prisão”.
(Friedrich Nietzsche).
“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?
ÉTICA APLICADA É a disciplina ética que trata de problemas concretos da ética, como aborto ou eutanásia, os direitos dos animais ou a igualdade.
ÉTICA NORMATIVA É a disciplina ética que trata de estabelecer, com fundamentação filosófica, regras e códigos de comportamento ético, isto é, teorias éticas de primeira ordem.
METAÉTICA É a disciplina ética que trata da reflexão sobre a natureza dos próprios juízos éticos: pergunta coisas como “o que quer dizer bem moral”. Na metaética apresentam-se teorias éticas de segunda ordem.
Algumas definições e considerações de diferentes autores sobre o significado da palavra Moral.
Vale ressaltar que em algumas definições o significado de Moral se iguala ao significado de Ética, entretanto é necessário saber que atualmente ambas as expressões tem significados e usos diferentes entre si.
A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
Segundo Augusto Comte