iso 18000
INTRODUÇÃO
Atualmente tem-se observado na indústria uma preocupação quanto à melhoria das condições do ambiente de trabalho, visando à obtenção de maior produtividade. Este trabalho tem por objetivo mostrar a necessidade de um estudo mais amplo no que se refere aos aspectos a serem considerados na análise ergonômica do trabalho dentro do espaço industrial. Dentre estes, pode-se citar a relevância da iluminação natural para a atividade humana, como meio para a obtenção das condições de conforto no ambiente de trabalho.
A adoção de um projeto adequado às condições climáticas locais e necessidades inerentes da atividade exercida pelo operário, visam à otimização dos elementos que compõem a envolvente da edificação e que participam diretamente na melhoria da qualidade de vida do usuário do espaço.
RESUMO
Todas as mudanças tecnológicas, novos processos, máquinas, equipamentos, matéria prima devem ser analisadas, com a finalidade de garantir a saúde e segurança no trabalho, bem como preservar o meio ambiente.
A Higiene Ocupacional busca a antecipação, reconhecimento, avaliação, controle e monitoramento dos riscos ambientais: físicos, químicos e biológicos (ruído, temperaturas extremas, radiações, gases, vapores de solvente, névoas de óleo, fumos metálicos de solda, poeiras metálicas, agentes biológicos, etc.) presentes nos processos produtivos.
Diante desta filosofia, a área de Higiene Ocupacional leva todos os pontos polêmicos ou problemas existentes no ambiente de trabalho, relativos à saúde e segurança no trabalho, para comitês formados por área, com o objetivo de desenvolver conjuntamente ações corretivas e preventivas assim estabelecer prioridade ações que contribuam para que sejam desenvolvidos todo o processo de trabalho sem riscos garantindo assim a segurança do colaborador de forma habitual e permanente para que com êxito possa concluir o processo com maior segurança. Tendo assim sua integridade física protegida.
1 -