A teoria e a concepção do desenvolvimento do indivíduo e suas contribuições formuladas por Piaget
Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
Em 1919, foi para Paris onde estudou na Universidade de Sorbanne, começou a trabalhar em um laboratório de Psicologia e estagiou numa clinica de psiquiatria no Instituto Jean-Jacques Rousseau, onde publicou os primeiros artigos sobre a criança.
E quando nascem os filhos em 1925, 1927 e 1931, amplia-se o convívio diário com crianças pequenas possibilitando a Piaget acompanhar o desenvolvimento mental, descrever detalhadamente e pode observar as origens da cognição humana. Com os resultados da observação de seus filhos, desde o nascimento ate os dois anos, Piaget gerou o chamado “sensório-motor” e estes resultados foram publicados em 2 volumes “O nascimento da inteligência da criança” e “A construção do real na criança”
Mais tarde Piaget é professor na universidade de Genebra onde lecionou História do Pensamento Científico, Psicologia e Sociologia. Após a Guerra em 1946 participou da criação da UNESCO. Em 1950 publicou a primeira síntese de