ISO 14001
DEFINIÇÃO
A International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normatização) é uma federação mundial fundada em 1946 que aprova normas internacionais de padronização em campos técnicos, com exceção da eletricidade e eletrônica.
No Brasil a entidade é representada pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - e tem direito a voto na organização.
A ABNT é a responsável pela Certificação ISO no Brasil e pela tradução das normas, sua adaptação e aplicação de acordo com o nosso padrão empresarial. As normas ISO brasileiras, ou seja, as traduzidas e direcionadas para nosso país, são as chamadas ISO BRA, definidas pela ABNT, mas como base e limite na ISO.
ISO 14000 é o conjunto de normas que define parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental de empresas privadas e públicas e têm como objetivo diminuir o impacto provocado ao meio ambiente. De uma forma geral, refere o que deverá ser feito por uma organização para diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente, mas não prescrevem como o fazer.
HISTÓRICO
Em 1991 a ISO criou um Grupo Assessor Estratégico sobre Meio Ambiente (Strategic Advisory Group on Environment – SAGE), para analisar a necessidade de desenvolvimento de normas internacionais na área do meio ambiente.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, presidido pelo empresário suíço Stephan Schmidheiny, apoiou a criação de um comitê específico, na ISO, para tratar das questões de gestão ambiental.
Em março de 1993, a ISO estabeleceu o Comitê Técnico de Gestão Ambiental, ISO/TC 207, o grupo responsável por desenvolver a série de normas internacionais que definem os parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental de empresas públicas e privadas que utilizam recursos tirados da natureza e/ou causam algum dano ambiental decorrente de suas atividades.
O cômite