apico lordotico
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
HRAS/ESCS/SES/DF
Vinicius Silveira Amaral
INSTRUTORES: Dra. Sueli Falcão; Dr. Paulo R. Margotto
18/02/2005
Brasília - DF
IDENTIFICAÇÃO: E.P.B.J., 5 meses e 11 dias, sangue O -, sexo M, natural de Brasília e procedente do Recanto das Emas (Brasília-DF).
DATA DA HISTÓRIA: 15/02/2005
QUEIXA PRINCIPAL: Tosse há ± 8 dias.
H.D.A.: Paciente apresentou um quadro de “chiado” (SIC) no peito há ± 8 dias, durante a respiração, mas não apresentava dispnéia. No mesmo dia começou a apresentar tosse nãoprodutiva, com maior freqüência à noite, de grande intensidade, com um “cansaço” (SIC) muito forte, posteriormente. Pai da criança refere que o paciente teve
“febre” desde o início do quadro, mas que não foi aferida. Foi tratado com medicação caseira (paracetamol e banha de galinha) até o 3º. dia do quadro em que houve uma piora da tosse, quando os pais o levaram até o HMIB. Foi diagnosticada uma pneumonia comunitária com broncoespasmo (Temp.: 37,9° C; FR: 38 irpm; creptos grosseiros e sibilos em hemitórax direito e esquerdo em exame realizado no pronto socorro), ocorrendo a internação no mesmo dia (10/02/2005) na pediatria.
A.P.Fi.: Nasceu de cesárea; IG: 33 semanas; Peso:
1500 g. Mãe não teve nenhuma intercorrência aparente na gestação, pois não realizou um pré-natal adequado. (nenhuma consulta)
A.P.Pa.: Síndrome da deleção do braço longo do cromossomo 13. Imunização inadequada (não foi vacinado contra nenhuma doença).
A.P.Fa.: Avó materna tem HAS. Possui 5 irmãos sem problemas de saúde.
HÁBITOS E CONDIÇÕES DE VIDA: Mora em casa de alvenaria, com mais 7 pessoas, tem água filtrada e luz elétrica, não possui animais no domicílio. Pais não são casados legalmente, mas moram na mesma casa. Pais não consomem bebida alcoólica, não fuma, nem fazem uso de drogas ilícitas.
Não pôde ser amamentado, por ser portador de micrognatia, e com isso, ter dificuldade de