terminologia
TERMINOLOGIA ANATÔMICA
A anatomia tem sua linguagem própria, obedecendo à nova terminologia anatômica: Os termos anatômicos são expressos em latim e traduzidos pelos seus países. Aqui no Brasil, a terminologia é traduzida pela “Sociedade Brasileira Anatômica”.
Por diversos anos ouve uma carência em falar uma língua anatômica capaz de facilitar o entendimento de todos os anatomistas médicos e profissionais da saúde. A primeira tentativa de podendo ser ficar e criar uma momenclatura anatômica internacional ocorreu em 1895. Á partir daí os sucessivos congressos internacionais foram criados para revisar e aprovar uma linguagem oficial chamada de “nomenclatura anatômica”. Esses congressos continuam ocorrendo de cinco em cinco anos, pois a nomenclatura anatômica deu caráter dinâmico, podendo ser criticada e modificada, sendo previamente aprovada em congresso.
Ao identificar uma estrutura no organismo, a nomenclatura procura adotar termos que tragam alguma descrição da referida estrutura. Os termos podem indicar:
Critérios para adoção de nomes anatômicos.
Sua forma, ex: músculo trapézio.
Sua posição, ex: nervo mediano.
Seu trajeto, ex: artéria circunflexa da escápula.
TERMOS GERAIS
Radiografia
Uma Radiografia é um filme ou outro material de base que possui uma imagem processada de uma determinada região anatômica do paciente (produzida pela ação dos raios X no filme).
EX:
Radiografar
É a produção de radiografias e/ ou outras formas de imagens radiográficas.
Filme de Raios-X
O filme de raios X refere-se especificamente á parte física do material onde e a imagem radiográfica será exposta.
EX:
Imagens Radiográficas
Um tecnólogo/ radiologista é mostrado posicionando o paciente para um exame de rotina de tórax.
Posicionamento da parte do corpo e alinhamento do raio central (RC);
Seleção de medidas de proteção contra a radiação;
Seleção dos fatores de