fluidos hidraulicos
1. Introdução
2. Funções dos Fluidos
3. Aditivação do Fluidos
4. Compressibilidade
5. Viscosidade
6. Problemas de Viscosidade
7. Requisitos de qualidade
8. Manutenção
9. Bibliografia
FLUIDO HIDRÁULICO
O fluido hidráulico é o elemento vital de um sistema hidráulico industrial. Ele é um meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. O fluido hidráulico à base de petróleo é o mais comum.
São substâncias que se interpõem entre superfícies em movimento, formando uma película que reduz o desgaste e a geração de calor, bem como, um meio transmissor de energia.
Normalmente, utilizamos óleos minerais, que são produtos destilados do petróleo, nos sistemas hidráulicos. Estes óleos têm grande importância em combinações saturadas de carvão
- hidrogênio, as quais influenciam grandemente a resistência ao envelhecimento e à viscosidade. Os óleos de origem animal e vegetal não são apropriados, visto que formam resinas e se decompõem.
São três os tipos de óleos minerais, derivados do petróleo: Óleos de base parafínica, óleos de base naftênica ou asfáltica e óleos de base mista (contém compostos parafínicos e naftênicos). FUNÇÕES DOS FLUIDOS
HIDRÁULICOS
Transmissão de energia
Lubrificação das partes móveis que fazem parte do sistema hidráulico
Dissipar o calor gerado na transformação de energia (refrigeração)
Vedar as folgas internas dos componentes
Reduzir o atrito
Proteção contra a ferrugem e corrosão
Amortecimento de oscilações provocadas por irregularidades da pressão ADITIVAÇÃO DOS FLUIDOS
HIDRÁULICOS
Para obter características que venham a melhorar o desempenho, que os óleos não possuem naturalmente, são adicionados algumas substâncias químicas capazes de preservar o sistema hidráulico. A estas substâncias, chamamos de Aditivos.
O usuário não deve