Iso 14001
Curso: Engenharia Eletrica
Disciplina: Gestão Ambiental
Professor: Leonardo Araújo Neves 5- A ECOEFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA
5.1 – A INDÚSTRIA E O MEIO AMBIENTE
A indústria moderna percebe que é responsabilidade de todos agir de modo a minimizar e prevenir impactos ambientais negativos sobre o meio ambiente, incluindo este conceito no planejamento estratégico da empresa. Em diversos setores industriais a introdução de práticas de prevenção à poluição e a busca de tecnologias mais limpas tem demonstrado que a filosofia da prevenção à poluição não somente é uma ferramenta efetiva para um gerenciamento ambiental mais eficiente como também traz uma série de benefícios econômicos.
As atividades econômicas industriais entregam à sociedade bens e serviços e consomem matérias-primas e energia, produzindo resíduos e emissões.
A diminuição dos resultados adversos aos seres humanos e ao meio ambiente são os objetivos da proteção ambienta!. Deve-se considerar os seguintes fatores:
Conservação dos recursos naturais;
Minimização de impactos ambientais.
A introdução na indústria de tecnologias gerando menores resíduos é uma importante ferramenta para diminuir problemas ambientais. Não somente se pode evitar a poluição ambiental como também na maioria dos casos os custos de produção diminuem.
5.1.2 – A Empresa e a Gestão Ambiental
5.1.2.1 – Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Conjunto de procedimentos que irão ajudar a empresa a entender, controlar e diminuir os impactos ambientais de suas atividades, produtos e/ou serviços. Está baseado no cumprimento da legislação ambiental vigente e na melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa, isto é, não basta estar dentro da lei, mas deve haver também, uma clara decisão de melhorar cada vez mais o seu desempenho com relação ao meio ambiente.
5.1.2.2 – Estratégia de Gerenciamento Ambiental na Empresa O CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem)