ISO 14000
O ambiente altamente competitivo em que estamos inseridos, intensificou e ampliou consideravelmente a luta pela sobrevivência.A dinâmica de mudanças nas empresas é constante, sendo assim, elas precisam proteger a si próprias de alguns efeitos adversos que fazem parte da dinâmica da mudança.
Mudanças em recursos humanos, tecnologia e expectativas dos clientes compõem uma parte da base de dados sobre as quais decisões gerenciais e operacionais são tomadas.
Um programa de qualidade, dentro de sua filosofia de "reformulaçao e melhoria da estrutura empresarial a partir da reestruturação e melhoria das instalações e equipamentos e da preparação das pessoas", passa principalmente por mudanças de postura. Construindo dessa forma uma imagem positiva e de credibilidade, indispensáveis para um bom relacionamento com a comunidade, os funcionários e vital para todos os clientes.
Definição
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça, fundada em 1947.
A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.
O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional.
A ISO tem 119 países membros. A ABNT é o representante brasileiro. A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.
A série ISO 14.000 é composta pela norma ISO 14.001 ( a única norma que permite a certificação ) e um conjunto de normas complementares.
A ISO 14001 é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de produto ou de performance. É um processo de gerenciamento das atividades da companhia que têm impacto no ambiente. Algumas importantes características da ISO 14001:
Ela é compreensiva: todos os membros da organização participam na proteção ambiental, envolvendo todos os "stake-holders" ( os clientes, os