ISO 14000
A ISO – International Organization for Standardization é uma organização internacional, fundada em fevereiro de 1947, sediada em Genebra na Suíça, que elabora normas internacionais. Tornou-se mundialmente conhecida e passou a integrar os textos de administração através da ISSO 9000, que é um conjunto de normas que se referem aos Sistemas de Gerenciamento da Qualidade da Produção de Bens de
Consumo ou Prestação de Serviços. A ISO série 9000 é formada por um conjunto de cinco normas que possuem relação com a gestão e qualidade nas empresas.
Com referência às normas ambientais, é importante destacar a norma emitida pelo British Standard Institute
– BS 7750, que foi preparada pelo Comitê de Política de Normalização Ambiental e da Poluição da
Inglaterra e formada como referencial para outros países. Esta norma buscava estabelecer um sistema que permitisse a uma organização estabelecer procedimentos para fixar uma política ambiental e seus objetivos, atingir o cumprimento dos mesmos e demonstrar a terceiros que os atingiu.
Em 1996, a ISO oficializou com base na BS 7750 as primeiras normas da série ISO 14000, procurando estabelecer diretrizes para a implementação de sistema de gestão ambiental nas diversas atividades econômicas que possam afetar o meio ambiente e para a avaliação e certificação destes sistemas, com metodologias uniformes e aceitas internacionalmente.
As normas ISO 14001 e ISO 14004 referem-se aos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Na primeira são definidas as diretrizes para uso da especificação e se estabelece correspondência entre a ISO 14001 e a
ISO 9001, demonstrando a compatibilidades entre os dois sistemas e mostrando a viabilidade da aplicação das normas da ISO 14001 para aquelas que já estão aplicando a ISO 9001. Na ISO 14004 são descritas as diretrizes gerais sobre os princípios, os sistemas e as técnicas de apoio do SGA.
Fonte: DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. 2ª ed. São Paulo: