Jornal da física
Benjamin Franklin
Biografia:
Benjamin Franklin foi um homem de vários ofícios. Nasceu em Boston, em 17 de janeiro de 1706 e faleceu em 17 de abril de 1790 na cidade de Filadélfia. Ao longo da vida foi jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor. Foi também um dos líderes da Revolução Americana, e é muito conhecido pelas suas muitas citações e pelas experiências que realizou com a eletricidade.
Um homem religioso, calvinista, é ao mesmo tempo uma figura representativa do Iluminismo.
O seu pai, Josiah Franklin, era comerciante de velas de cera, e casou duas vezes. Benjamin foi o décimo quinto filho de vinte, nascidos dos dois casamentos.
Deixou os estudos aos dez anos de idade e aos doze começou a trabalhar como aprendiz do seu irmão, James, um impressor que publicava um jornal chamado "New EnglandCourant". Tornou-se um contribuidor desta publicação e foi por algum tempo o seu editor nominal. Os irmãos tiveram uma discussão e Benjamin fugiu para Filadélfia, em Outubro de 1723.
Trabalhou em várias tipografias, mudando de cidade, até que um mercador chamado Thomas Denham o fez regressar a Filadélfia, dando-lhe uma posição na sua empresa.
Em 1732 começou a publicar o famoso Almanaque do Pobre Ricardo (PoorRichard'sAlmanac), no qual se baseia uma boa parte da sua reputação popular nos EUA
Franklin e muitos outros menbros da associação filosófica juntaram os seus recursos em 1731 e iniciaram a primeira biblioteca pública de Filadélfia. Os sucessos desta empreitada encorajaram a abertura de outras nas cidades americanas.
Em 1758, imprimiu O sermão do pai Abraão, hoje considerado como o texto mais famoso da literatura produzida na América dos tempos coloniais.
Entretanto, Franklin preocupava-se cada vez mais com os assuntos públicos. Fundou a Universidade de Nova York. Fundou a sociedade filosófica americana, com o fim de fomentar a comunicação das descobertas entre os homens