Engenharia de Produção
A Ergonomia atua de um modo multidisciplinar em varias áreas do conhecimento e envolve todos os aspectos relacionados ao trabalho como mobiliário, ritmo de trabalho, organização, layout, tarefa executada, convivência interpessoal, pressão por resultados, chefia, dentre outros. Por isso é extremamente importante a colaboração de vários profissionais como fisioterapeutas, educadores físicos, engenheiros, psicólogos, administradores, além é claro, do SESMT da empresa (técnico de segurança, engenheiro de segurança, enfermagem e medico do trabalho). Neste sentido concluímos que não existe um domínio específico de uma área do conhecimento com relação à ergonomia.
Neste texto vamos tratar da Ergonomia baseada na NR 17 do ministério do trabalho que trata do assunto que tem força de lei e tem o objetivo de prevenir as lesões nos trabalhadores tornando o ambiente produtivo mais seguro preservando a saúde dos trabalhadores.
Analise Ergonômica do Trabalho “AET”, toda empresa, não importa o tamanho nem o numero de funcionários, deverá providenciar a AET. O Laudo deve ser elaborado por um profissional capacitado para tal, de um modo geral um profissional com especialização em ergonomia.
Esta analise não é apenas um documento que a lei obriga as empresas a fazerem, devera ser um estudo dos postos de trabalho com a identificação do problema e indicação da melhoria que pode ser as mudanças apenas na organização e no ritmo e ou modo de trabalho, como troca ou implantação de mobiliário ou desenvolvendo projetos específicos.
Existe um modelo de cadeira Ergonômica?
A resposta é não, a cadeira pode ou não ser ergonômica, pois além das características de regulagens recomendadas em cadeiras como; regulagem de altura de encosto e assento, apoio para os braços e inclinação de encosto, em cadeiras industriais altas o aro de apoio para os pés precisa ser