ISO 14000
Nas últimas décadas, acordos internacionais como o Protocolo de Quioto e o Pacto Global, colocam em pauta a discussão do papel das empresas como sendo agentes sociais ativos, cuja responsabilidade se estende à sociedade, ao meio ambiente e à nação. A construção de uma visão empresarial em que o valor da responsabilidade social corporativa está presente demonstra ser um fator de diferenciação. Estas construções e adaptações que se consolidam pelo mundo estão fazendo com que as organizações busquem ajustes na forma de responder aos principais atores (sociedade, comunidade, governo, empregados, etc.) que estão presentes neste ambiente nas quais elas estão inseridas. Nesse sentido, a responsabilidade social pode ser vista de forma sistêmica, estimulada por um diálogo contínuo entre a organização e seus atores internos e externos, possibilitando que a consciência ambiental esteja, cada vez mais, arraigada às tomadas de decisão das organizações. Para tanto, criaram-se mecanismos incentivadores das boas práticas empresariais que estimulam a responsabilidade social corporativa, podendo-se citar os instrumentos certificadores. Entre estas certificações destaca-se a ISO 14000 criada pela International Organization for Standardization (ISO) evidenciando-se as ações e comportamentos ambientais das empresas.
Portanto, o objetivo principal deste estudo é pesquisar e conhecer a série ISO 14000.
Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos como fonte de pesquisa bibliografia, livros, artigos e sites.
ISO 14000
A International Organization for Standartization (ISO) é projetada para estabelecer critérios estruturais válidos através de regras, testes e certificações encorajando o comércio de bens e serviços.
A IS0 14000 é a família de normas desenvolvidas para cuidar rotulagem ambiental.
Segundo Valle (1995), quando os custos dos impactos ambientais não são assumidos pelos causadores do problema essa conta será paga por toda a sociedade. A