Islã
O Islamismo tem sua origem na civilização sarracena que teve seu início em 630 d.C e seu fim em 1300 d.C aproximadamente . A civilização sarracena é tida como uma das mais importantes civilizações do mundo ocidental, indo além da religião extremamente influente. A Europa cristã, por exemplo, sofreu um impacto revolucionário, tanto social quanto intelectual.
O termo “sarraceno” significa “árabe”, mas por conta da fé muçulmana ter se espalhado, esse termo passou a ser aplicado a todo adepto da fé muçulmana independente da sua nacionalidade. Alguns sarracenos eram judeus, outros sírios e persas, mas os fundadores da civilização sarracena foram os árabes.
O povo da Arábia dividiu-se em dois grupos principais: os árabes beduínos e os árabes urbanos. Essa divisão ocorreu no fim do século VI. Os árabes urbanos, eram na sua maioria comerciantes e outros artífices, residiam nas cidades de Meca e Yathrib e boa parte deles tinham riquezas e sabiam ler. Já os beduínos eram nômades. Seu alimento vinha do que produziam, como carnes e leite de seus animais e tâmaras. Seu modo de vida era voltado a guerras violentas e sanguinárias por posse de poços e oásis. Eram muito supersticiosos e ignorantes, praticavam o infanticídio e em algumas ocasiões o sacrifício humano.
Tanto os urbanos quanto os beduínos não possuíam um governo instituído e organizado. O Estado eram o clã e a tribo. Nesse momento ainda eram politeístas. Meca era considerada uma cidade sagrada onde ficava guardada uma espécie de relicário que se tratava de uma pedra preta que se acreditava ter vindo milagrosamente do céu. O nome desse relicário era Caaba e era guardado pela tribo dos coraixitas.
A Religião Muçulmana
Pode-se dizer que a religião muçulmana impulsionou o desenvolvimento da civilização árabe e talvez não houvesse uma expansão tão forte dessa civilização sem a religião.
Em 570 aproximadamente, nascia em Meca aquele que viria a ser o fundador da fé islâmica. Da tribo dos coraixitas, pobre, com