Trabalhos
PASSAPORTE PARA O MUNDO
MOGI DAS CRUZES
2012
INTRODUÇÃO
A frente de 400 projetos de exportação desenvolvidos em parceria com duas centenas de entidades representativas de setores da economia, a APEX-BRASIL atua como o dínamo de uma mudança de mentalidade crucial para o aprimoramento da capacidade exportadora das empresas brasileiras. Empresários que jamais pensaram em ganhar a vida fora das fronteiras nacionais passaram a raciocinar em dólares, euros, iuanes e outros, aprimoraram o trabalho.
A APEX tem o intuito de organizar feiras para pequenas e médias empresas a expor seus produtos e serviços, e conseguir vende-los para o mercado internacional, podendo ate criar uma nova imagem do país.
OLHOS VOLTADOS PARA O MUNDO
Com o objetivo de multiplicar a venda brasileira ao exterior sob condições legais e estruturais. Surgi à ideia de criar um organismo autônomo ligado operacionalmente ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para promover agressivamente os produtos e serviços brasileiros fora do país. Foi assim que surgiu a APEX-BRASIL (Agência de Promoção das Exportações) com a incumbência de exercer um papel central na nova estratégia do Governo de alargar o mercado mundial para as empresas nacionais.
A APEX-BRASIL tem uma agilidade superior a do Ministério ao qual ela responde. Ou seja: Se um funcionário do Ministério desempenhe uma missão no exterior, é preciso entre outras providências. Não pode deixar o país sem que a autorização de viagem seja publicada no Diário Oficial da União. Já na APEX- BRASIL, ao contrário, a lógica segue padrão de agilidade vigente nas empresas privadas eficientes. Se uma oportunidade foi detectada hoje, nada impede que o funcionário embarque imediatamente para executar sua missão.
Isso num ambiente competitivo como se tornou nosso planeta globalizado, na qual pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Dentro das novas atribuições, a APEX-BRASIL deixou de ser responsável