Estudante
Capítulo 1 – Como é o social da Psicologia Social?
Muitas pessoas julgam de forma errônea, que a psicologia social seja uma parte da psicologia que trata puramente de problemas sociais, que seu objeto primordial é o estudo da sociedade, no entanto a psicologia social se preocupa com o individuo em sociedade. O objeto principal da psicologia social é o individuo em sociedade e não a sociedade propriamente dita.
Como nós vivemos em grupo, sempre interagindo com familiares, amigos e pessoas de uma forma geral, nossos pensamentos e comportamentos são constantemente influenciados pelo convívio com outras pessoas.
Cabe à psicologia social estudar como este convívio social se processa, quais as leis gerais que o regem, e quais as conseqüências deste processo de interação social.
A sociedade com a qual convivemos e interagimos seja ela qual for, possui regras, costumes e tradições enraizadas que influenciam em nosso comportamento como um todo, e por isso de certa forma a psicologia social fornece subsídios para o entendimento dos problemas em sociedade, mas este não seu objetivo principal.
A psicologia social nada mais é que um setor da psicologia que estuda o indivíduo em interação com outros indivíduos, procurando através do método cientifico, compreender os comportamentos e os pensamentos suscitados por esta interação.
O social da psicologia social não é a sociedade, mas o indivíduo em sociedade.
Não o social num sentido macroscópico (movimentos políticos, instituições, problemas urbanos), mas o social num sentido microscópico (a interação entre dois ou poucos indivíduos, suas reações recíprocas, o pensamento que a expectativa e contato com o outro