Islandia
Índice
Introdução
A Islândia é uma ilha muito particular, tendo atraído por essa mesma razão, o nosso interesse em trabalhar a geologia desse lugar. Com este trabalho pretendemos mostrar todos os pontos de visão, aos nossos colegas, a cerca do que faz desta ilha, uma riqueza invulgar do mundo.
Localização, limites e Área
A Islândia localiza-se no espaço a Norte do oceano atlântico, a este da Gronelândia e a sul do Circulo do polar Ártico. A nível geológico, a Islândia pertence à América do Norte, embora a nível pratico, faz parte do continente europeu.
Quanto aos seus limites, podemos apenas dizer é visto ser uma ilha isolada do oceano Atlântico, não faz fronteira com qualquer país. No entanto, tem uma linha de costa de 4 970 km, uma altitude de 2 119 metros acima do nível do mar, e 100 000 km2 de superfície.
Formação da Islândia
A Islândia produz cerca de 1/3 de toda a lava existente no mundo. Isto deve-se às erupções vulcânicas do rift na dorsal medio-atlântica. Esta ilha formou-se nos períodos do terciário e quarternário, aproximadamente há 24 milhões de anos atras, originada pelo rift da dorsal medio-atlântica e pelo hotspot, quando esses se cruzaram há milhões de anos. Os fenómenos destes agentes proporcionaram uma acensão de grandes quantidades de magma, debaixo de água, que sobrepostas, subiam gradualmente à superfície, formando a ilha da Islândia e os seus mais de 200 respetivos vulcões.
1 A Dorsal Médio-Atlântica
A Dorsal Médio-Atlântica é uma cordilheira submarina com cerca de 11 300 km de extensão.
A sua origem deve-se a um limite divergente entre a placa norte-americana e a placa euroasiática, criando um rift. A duas placas estão a afastar-se ao ritmo de 2 a 10 cm por ano, aumentando a ilha da Islândia. A dorsal medio-atlântica está maioritariamente submersa, com exceções, como no caso da Islândia, e da Ilha do Pico (Portugal), em que surge à